quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

As danças do 4º E


As danças do 4ºE



DOURO LITORAL – MALHÃO



Pedro Homem de Mello caraterizou-a como uma "dança complicada, rica e subtil onde certos saltos evocavam modas escandinavas."

Quando entramos no Douro litoral entramos no reino dos “malhões’, o ambiente é de folia e animação. É conhecido como "malhão velho” ou simplesmente "malhão". A dança começa quando os pares dispostos em círculo, se voltam para dentro dando a direita A dança começa quando os pares dispostos em círculo, se voltam para dentro dando a direita à moça. Depois de irem dançando em 'passo de chula", e de o mandador dar ordem, eis que se inicia o "voltear". É executado em cinco tempos, durante os quais os pares volteiam sobre si em passos mais largos. No final deste movimento surge o característico "pulo" a 'pé-coxinho". Para alguns interessados nestas matérias, esta será uma dança campestre que terá surgido no distrito do Porto. O nome de "malhão" terá tido origem em algum instrumento agrícola e nos tempos em que era dançado nas aldeias, tinha uma coreografia diferente, mulheres e homens dispunham-se em fila, frente a frente. Iam-se aproximando e afastando sucessivamente e batiam o ritmo com os pés. O fim da dança acontecia quando todos fechavam a roda e pulavam. Curioso é, no entanto, o testemunho dos mesmos autores para os quais a dança tomou um rumo e uma conotação bastante diferente depois de ter passado do campo para a cidade, pois dizem que a dança foi “adotada nas orgias e bacanais do povo rude". Porém, esse significado foi ultrapassado e hoje o "malhão" é dançado sem preconceitos.



Clique






Danças da Beira Baixa

A Beira Baixa é uma região onde se canta mais do que se dança.

Encontramos muitas canções e uma única dança. No tempo da guerra Colonial, as famílias despediam-se dos militares que iam para a guerra e saiam da Beira Baixa de comboio.





A dança que vamos dançar começa assim:



O comboio da Beira-Baixa

tem trinta e duas janelas               Clique

mais abaixo mais acima               Dança do Comboio da Beira Baixa

meu amor vai numa delas...

Sem comentários:

Enviar um comentário