terça-feira, 1 de novembro de 2011

O burro


 
Os Burros são animais domésticos, mas também existem burros selvagens e podem ser encontrados um pouco por todo o Mundo. São mamíferos, da família dos equídeos.
O burro é um animal herbívoro, e como tal, alimenta-se de ervas, plantas e pequenos arbustos. Têm a cabeça volumosa e as orelhas muito desenvolvidas. Os sentidos de audição, visão e olfacto são mais desenvolvidos do que nos cavalos. 
O período de gestação é de aproximadamente um ano e normalmente nasce apenas uma cria. 
A longevidade média dos burros é de 18 a 21 anos, podendo no entanto atingir os 40 anos. Atingem o estado de adulto entre os três e os quatro anos.
 
Estes animais são muito sociáveis, observadores e cautelosos. 
São passivos por natureza, mas podem tornar-se agressivos quando protegem as crias, ou quando são treinados para guardar ovelhas ou cabras. 
Os burros são muito calmos, e exercem um efeito sedativo nos animais que os rodeiam ajudando-os a reduzir o stress em situações traumáticas.
 
O burro na sua interacção com o Homem é utilizado como animal de carga, pelo que não recebe qualquer educação durante o seu crescimento e ao tornar-se adulto fica sujeito ao trabalho árduo, muitas vezes por meio de maus tratos, o que modifica o seu comportamento.
O burro na sua infância é um animal dócil, ágil e vivo ao chegar a adulto e por consequência ao mundo do trabalho, passa a ser tímido, preguiçoso e teimoso.
 
A burra além de animal de carga também nos fornece o leite, muito usado na cosmética e é considerado um alimento terapêutico, pois tem a composição idêntica à do leite da mulher. A carne de burro apesar de muito dura é consumida por muitos povos do Mundo. A pele também tem utilidade no fabrico de tambores, calçado, sacos, … 
Os excrementos do burro são utilizados como fertilizante natural.
Actualmente, os burros, encontram-se em vias de 
EXTINÇÃO.

Trabalho elaborado pelo João e pelo Rui 

Sem comentários:

Enviar um comentário